quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Ciberguia: Realidade Aumentada

Realidade Aumentada é uma tecnologia que possibilita a interação do mundo real com o virtual. Esse termo foi usado pela primeira vez em 1990 por Tom Caudell, pesquisador da Boeing, para descrever um display que os engenheiros utilizavam que inseria gráficos virtuais na realidade. Em 1901, o autor L. Frank Baum menciona a ideia de uma tecnologia capaz de reproduzir dados na vida real. Em 1968, Ivan Sutherland inventa o Head-mounted display, um visor capaz de projetar imagens virtuais sendo muito importante no desenvolvimento das tecnologias de Realidade Aumentada. Com o passar dos anos, a tecnologia virtual vai se desenvolvendo e no lugar de uma visão completamente virtual ou completamente real, a Realidade Aumentada surge como a mistura dessas duas visões, onde uma complementa a outra.
Para que o efeito da Realidade Aumentada seja alcançado são necessários: um objeto real que permita a criação do objeto virtual, uma câmera para captar a imagem do objeto e um software que interprete a imagem da câmera e produza o objeto virtual. Basicamente, a Realidade Aumentada amplia objetos do mundo real por meio, principalmente, da uma câmera de um dispositivo, com intuito de deixar esse objeto mais interativo ou mais interessante.
As aplicações desse tipo de tecnologia são bastante variadas. A aplicação mais óbvia é a do uso da Realidade Aumentada para o entretenimento, com a criação de jogos interativos em celulares, por exemplo, a partir de objetos que devem primeiramente ser lidos pela câmera do aparelho para que as imagens virtuais possam ser geradas.
A Nissan usou essa tecnologia para divulgar seu carro 370Z. Ao ler o código impresso utilizando um aplicativo de Realidade Aumentada, era criado na tela do dispositivo um modelo em 3D do carro, que podia ser visto de qualquer perspectiva, bastava apenas mexer a folha com o código na direção que se desejava ver o carro.
A BMW revelou o conceito de um carro, o Vision Next 100, que traz em seu visor a tecnologia de Realidade Aumentada. Ao optar pelo modo Ease, o carro assume o controle da direção e o para-brisa se transforma em uma tela interativa para entreter o motorista.
Outro exemplo notável de uso de tecnologia de Realidade Aumentada é o Google Glass. O Google Glass é um óculos inteligente criado pelo Google que projeta uma tela próxima ao campo de visão do usuário. A partir dessa tela, quem utiliza o óculos pode acessar aplicativos e ver mapas, escolher músicas, ver a previsão do tempo e escolher rotas para livrarias e restaurantes próximos, por exemplo. Além disso, o Google Glass é capaz de tirar fotos, e compartilhá-las na internet e fazer chamadas de vídeo. O Google Glass também disponibiliza aplicativos de terceiros, como do jornal americano The New York Times. A cada hora, são disponibilizadas manchetes e fotos na tela do óculos inteligente.
O óculos pode ser controlado por comandos de voz ou pela tecnologia touch em sua lateral. Uma das características mais interessantes desse dispositivo é que ele insere os objetos visuais virtuais de Realidade Aumentada sem ocupar muito espaço do campo de visão do usuário. Desse modo, quem utiliza o óculos não precisa ficar mudando o seu foco para acompanhar as informações que são fornecidas na tela.
Lançado em 2016, o aplicativo para dispositivos móveis Pokémon GO colocou a Realidade Aumentada novamente no centro das discussões entre as pessoas. Pokémon GO foi lançado no início de julho de 2016 nos Estados Unidos e dois meses depois do seu lançamento já estava disponível em mais de 100 países e já havia superado a incrível marca de 500 milhões de downloads em lojas de aplicativos.
Pokémon GO segue a lógica dos jogos e desenhos da franquia, onde o jogador deve capturar e colecionar as criaturas chamadas de Pokémon. Com mais de 100 criaturas disponíveis, Pokémon GO se destaca por utilizar a Realidade Aumentada para misturar o mundo real e os Pokémon virtuais nessa caçada. O jogador deve procurar os Pokémon na rua.
O aplicativo carrega um mapa de onde o jogador se encontra naquele momento e mostra que criaturas estão por perto. Ao caminhar e encontrar uma delas, o jogador deve clicar para capturá-la. Nesse momento, a Realidade Aumentada é essencial: a câmera do aparelho abre e o jogador consegue ver na paisagem em que se encontra, desde ruas, praças, shoppings ou até na praia, as criaturas virtuais e pode capturá-las.
Há também um sistema que incentiva o jogador a se movimentar. Ovos de Pokémon podem ser chocados para obtê-los, mas apenas se o jogador andar uma quantidade específica de quilômetros.
Existem também as PokéStops, lugares do mundo real, como shoppings e igrejas, em que o jogador deve ir para conseguir itens, como as pokébolas, fundamentais para capturar os Pokémon.

Links:







http://www.tudocelular.com/android/noticias/n78136/Pokemon-GO-500-milhoes-downloads-Plus.html

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