quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Fichamento: Wikinomics - Don Tapscott e Anthony D. Williams

 Sobre os autores:

Don Tapscott


Don Tapscott é um escritor, pesquisador, palestrante e consultor canadense. Nasceu no dia 1 de Junho de 1947. Além do livro Wikinomics (2006), é o autor de livros como: Paradigm Shift (1992) e The Naked Corporation (2003).

Anthony D. Williams



Anthony D. Williams é um consultor, pesquisador e escritor nascido em 1974. Além de ser coautor do livro Wikinomics, teve trabalhos publicados em veículos como a Bloomberg Businessweek.

Destaques do texto:




"Sentado no auditório, McEwen ouviu atentamente a história notável de como Linus Torvalds e uma brigada voluntária de programadores de software haviam montado, através da internet, um sistema operacional de primeira classe. O palestrante explicou como Torvalds revelou o seu código ao mundo, permitindo que milhares de programadores anônimos o analisassem e fizessem as suas próprias contribuições."

"Talvez o legado mais duradouro do Desafio Goldcorp seja a legitimação de uma abordagem engenhosa em relação à exploração, em uma indústria que continua a ser conservadora e altamente fechada. Rob McEwen se opôs a uma tendência da indústria, compartilhando os dados exclusivos da empresa e, ao mesmo tempo, transformando um processo lento de exploração em um motor fragmentado de descoberta de ouro que utilizou algumas das mentes mais talentosas nesse campo."

"O acesso crescente à tecnologia da informação coloca nas pontas dos dedos de todos as ferramentas necessárias para colaborar, criar valor e competir. Isso libera as pessoas para participarem da inovação e da criação de riqueza em cada setor da economia."

"Esse novo modelo de inovação e criação de valor é chamado de peer production, ou peering - uma descrição do que acontece quando grupos de pessoas e empresas colaboram de forma aberta para impulsionar a inovação e o crescimento em seus ramos."

"De fato, o peering é uma atividade bastante social. Tudo o que uma pessoa precisa é um computador, uma conexão de rede e uma faísca de iniciativa e criatividade para se juntar à economia."

"De fato, as firmas que cultivam relacionamentos ágeis e baseados na confiança com seus colaboradores externos estão bem posicionadas para formar dinâmicos ecossistemas empresariais, que criam valor de forma mais eficaz do que empresas hierarquicamente organizadas."

"Para indivíduos e pequenos produtores, esse pode ser o início de uma nova era, talvez de uma era dourada, comparada ao renascimento italiano ou ao surgimento da democracia ateniense. A colaboração em massa através de fronteiras, disciplinas e culturas é, ao mesmo tempo, econômica e agradável."

"Assim como as massas de cientistas e programadores de software podem colaborar em projetos socialmente benéficos, criminosos e terroristas podem conspirar na internet para devastar nossa existência cotidiana."

"Uma nova arte e ciência da colaboração está emergindo - nós a chamamos de "wikinomics". Não estamos apenas falando de criar enciclopédias e outros documentos online. Um wiki é mais do que apenas um software para permitir que várias pessoas editem sites na internet. É uma metáfora para uma nova era de colaboração e participação, que, como Dylan canta, "logo vai sacudir as suas janelas e chacoalhar as suas paredes”."

"Um novo tipo de empresa está surgindo - uma empresa que abre as suas portas para o mundo, inova em conjunto com todos (sobretudo os clientes), compartilha recursos que antes eram guardados a sete chaves, utiliza o poder da colaboração em massa e se comporta não como uma multinacional, mas como algo novo: uma firma verdadeiramente global."

"Em uma era na qual a colaboração em massa pode redefinir uma indústria da noite para o dia, os antigos modos hierárquicos de organização do trabalho e da inovação não dão conta do nível de agilidade, criatividade e conectividade que as empresas exigem para permanecerem competitivas no ambiente atual."

Nenhum comentário:

Postar um comentário